• Casa
  • O PERIGO DO MOVIMENTO ANTIVACINA

O PERIGO DO MOVIMENTO ANTIVACINA

As vacinas são uma grande conquista e através delas conseguimos prevenir e até mesmo erradicar várias doenças graves, que podem ser fatais.

Apesar de tantos benefícios, existe um movimento perigoso que surgiu: o movimento antivacina. Ao deixar de vacinar uma criança, isso pode deixá-la vulnerável para aquela doença, mas também coloca em risco toda a população.

Algumas doenças que já tinham sido erradicadas, e através da redução das vacinas por esse movimento, retornaram, como é o caso do sarampo e poliomielite.

Além desse movimento, existem vários mitos e “fake news” que atrapalham a população. Umas das mais frequentes é que a vacina da gripe causa gripe. Essa vacina é de vírus inativado, morto, e, por isso, não causa doença.

A recomendação das vacinas é segura e baseada em estudos e evidências científicas. A ciência tem evoluído e recusar essas recomendações é um retrocesso para todos.

O nosso Programa Nacional de Imunizações (PNI) é um dos maiores do mundo e as vacinas são disponibilizadas sem nenhum custo pelo SUS. Isso deve ser valorizado! Algumas vacinas que não estão disponíveis na rede pública e são indicadas pela Sociedade Brasileira de Imunização (SBIm) e pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) podem ser encontradas na rede privada. Converse com seu pediatra para saber quais são elas.

Não deixe de se vacinar e de vacinar seu filho! Isso é um ato de amor!



Até a próxima,

Dr.Marcos Guarino

Texto extraido do Blog Pediatra On Line



Deixe um comentário